30 agosto 2009

Festa do peão é só diversão?


É tempo de uma grande festa nacional de rodeio. Todos os meios de comunicação divulgam sem parar os “feitos” dos peões. Mas não divulgam a crueldade praticada contra os animais. O GPA mostra essa face cruel.


Rita Lee e Luisa Mell falam a verdade sobre os rodeios.

Em entrevista ao Jornal Viva Bicho, a apresentadora Luisa Mell destacou a necessidade das pessoas conhecerem a tortura a que são submetidos os animais, durante os rodeios: “É uma barbaridade, um ato de sadismo e crueldade explícita. Um monte de gente se divertindo com o sofrimento alheio e o peão se sentindo herói encurralando e maltratando novilhos de um ou dois meses de idade”.

A rainha Rita Lee- também em entrevista ao jornal Viva Bicho- , afirmou que rodeio “ já virou uma indústria milionária que vive as custas da humilhação e sofrimento dos bichos que entram em cena pulando de dor”. Porém, acrescentou a rainha, “ isto não significa que vamos ficar de braços cruzados”. Nossa luta é para esclarecer o maior número de pessoas sobre a crueldade dos rodeios, boicotar os rodeios e protestar contra eventos do gênero em nossas cidades.

Conheça algumas das técnicas utilizadas em rodeios e saiba o porquê

Laçada de bezerro - o animal de apenas 40 dias é perseguido, laçado e derrubado ao chão. Muitas vezes ocorre ruptura na medula espinhal, ocasionando morte instantânea. Alguns ficam paralíticos ou sofrem rompimento parcial ou total da traquéia.

Sedem ou sedenho: É um artefato de couro ou crina que é amarrado ao redor do corpo do animal (sobre pênis ou saco escrotal) e que é puxado com força no momento em que o animal sai à arena. Além do estímulo doloroso pode também provocar rupturas viscerais, fraturas ósseas, hemorragias subcutâneas, viscerais e internas.

Objetos pontiagudos: pregos, pedras, alfinetes e arames em forma de anzol são colocados nos sedenhos ou sob a sela do animal.

Esporas: às vezes pontiagudas, são aplicadas pelo peão tanto na região do baixo-ventre do animal como em seu pescoço, provocando lesões e perfuração do globo ocular.

Choques : aplicados nas partes sensíveis do animal antes da entrada à arena.

Terebentina, pimenta e outras substâncias abrasivas: são introduzidas no corpo do animal.

Golpes e marretadas: na cabeça do animal, seguido de choque elétrico, costumam produzir convulsões e são o método mais usado quando o animal já está velho ou cansado.

2 comentários:

  1. Excelente a reportagem sobre os rodeios, é muito importante esclarecer as pessoas sobre os maus tratos a custa de diversão.
    tenho observado em Registro vários carros com adesivo da festa do peão de Barretos
    que triste isso !
    quando vejo na tv notícias sobre rodeios, mudo de canal ; se cada um fizer isso com certeza as emissoras irão perceber que a audiência diminui e consequentemente não darão tanto espaço a esta arena de maldades .
    lourdes silva.com

    ResponderExcluir
  2. quem escreveu tudo isso não conhece o mundo real dos rodeios, isso quem falou fantasiou...

    ResponderExcluir